É com imenso prazer que anunciamos uma parceria única e destinada a profissionais e estudantes dos setores do audiovisual, entretenimento e educação.
Como todos sabem, a SALUT Captions é uma empresa focada na acessibilidade e inclusão, buscando sempre garantir acesso linguístico entre diferentes obras e materiais audiovisuais de variadas culturas. Pensando nisso, buscamos parcerias que agreguem conteúdo não só para quem trabalha conosco, mas para a comunidade de legendistas e profissionais do audiovisual como um todo. Temos parcerias com estúdios, produtoras, artistas de diversos ramos e escolas que dão acesso ao mercado de trabalho.
Curso de Acessibilidade Audiovisual
Uma dessas parcerias que nos emociona e engrandece pela proximidade e carinho é com a Filmes que Voam, dirigida pelo cineasta Chico Faganello, formado em comunicação, com especialização em cinema e doutorado em literatura.
Além de produtora, a Filmes que Voam também tem um Curso de Acessibilidade Audiovisual que oferece aulas teóricas e práticas de acessibilidade com os melhores professores e as melhores tecnologias utilizadas atualmente. São mais de 100 horas de aulas diversas com aulas ao vivo, atividades práticas e certificação aprovada pela Ancine.
O curso conta com um módulo voltado para nossa especialidade, a legendagem, e nossa CEO, Nathalia D’Ajello, ao lado de outros instrutores, dá aulas de como funciona esse mercado e explica como é o dia-a-dia e quais são os obstáculos e processos que fazem dessa uma profissão desafiadora e apaixonante.
A Importância do Curso
Compreender que o mercado audiovisual necessita de acessibilidade é parte integral do quanto queremos nos aproximar do nosso público e oferecer um conteúdo que não seja limitador.
Como a própria página do curso diz, “Já não existem limitações para que filmes, séries, propagandas, novelas, lives, canais do YouTube e toda e qualquer comunicação que use o audiovisual não seja acessível para pessoas com diversidade sensorial – cegas, com baixa visão, surdos e ensurdecidos, daltônicos, com aspectos do autismo e outras. Com conhecimento, você pode contribuir para atualizar esta enorme indústria.”
Limitar o acesso ao conteúdo audiovisual na internet limita também seu alcance e pode gerar, inclusive, reações negativas do seu público alvo. Um bom exemplo disso pode ser visto no nosso artigo sobre Games e Acessibilidade, que mostra que valorizar o público fazendo uso de ferramentas de inclusão pode acarretar em grandes ganhos a curto e longo prazo.
O curso engloba todos os conceitos para que você aprenda não só a aplicar os conhecimentos básicos de operação, mas também mostra como funciona o mercado de audiovisual e te ajuda a ingressar nesse universo.
No módulo sobre legendagem você aprende desde o básico, com uma introdução sobre o assunto, até o mais avançado dos conceitos, como pesquisas atuais sobre legendagem para surdos e ensurdecidos. As aulas sobre regras de legendagem são apresentadas por nossa CEO, Nathalia D’Ajello, assim como as aulas sobre como é o dia-a-dia de quem trabalha no ramo.
Nesse módulo são apresentadas algumas das dificuldades que surgem durante a execução de um projeto, como prazos estreitos e urgentes, materiais enviados pelo cliente com algum tipo de problema no áudio ou no vídeo e a falta de script e/ou roteiro na maioria dos casos, fazendo com que todo o processo de legendagem tenha que ser feito baseado na interpretação única e exclusiva do conteúdo disponível no material bruto – e isso é só começo. Todas essas questões e outras mais tratadas ao longo do curso são abordadas de forma bastante clara e direta, buscando trazer maneiras simples de resolver possíveis problemas que eventualmente surgirão ao longo da carreira como legendista.
O vídeo de apresentação do curso mostra um pouco mais sobre como tudo funciona:
A Plataforma do Curso é Acessível
A plataforma do curso também é toda preparada para alunos que possuem algum tipo de diversidade sensorial. A plataforma conta com todas as ferramentas de acessibilidade disponíveis no mercado.
As videoaulas contam com Libras, audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos. Tudo isso para que todos tenham a mesma oportunidade de aprender e entrar no mercado de trabalho de forma inclusiva.
Se você tem interesse em saber mais sobre o curso, seja para fazer parte como aluno ou para entender melhor como tudo funciona, acesse a página da Filmes que Voam – Curso de Acessibilidade Audiovisual.
Essa é uma parceria que nos emociona por trazer oportunidades únicas a todas as pessoas. A acessibilidade é algo que deve ser pensado em primeiro plano na criação de projetos de audiovisual, e é isso que o curso busca desenvolver ao longo das aulas que têm uma didática leve e focada.
Esperamos que gostem.
Artigo escrito por:
Diogo Tadeu Reis – Gerente de Mídias Sociais
Victor Franco Poli – Designer