Salut Captions

Imagem de cabeçalho com os textos: Acessibilidade Copa do Mundo 2022

Acessibilidade na Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo da FIFA é o segundo maior evento esportivo do mundo, ficando atrás apenas das Olimpíadas tanto em magnitude quanto em público. O evento é foco de grande parte da população mundial antes e durante o evento, quando boa parte da atenção da mídia é dirigida às escalações e aos jogos que ocorrem de quatro em quatro anos.

A vigésima segunda edição deste evento esportivo ocorrerá em 2022, de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Catar, sendo a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026.

O intuito do evento criado por Jules Rimet (1873-1956), presidente da FIFA de 1921 a 1954, além da competitividade entre as seleções, é a união e aproximação dos países participantes. A ideia de união remete à inclusão de pessoas e países que, em outros momentos, não teriam chances de participar ou sediar um evento desse porte, e é graças a essa possibilidade e ideologia que a FIFA realizará a Copa do Mundo mais inclusiva da história.

Para garantir a acessibilidade na Copa do Mundo do Catar, tanto para pessoas com deficiência (PCDs) como para quem tem mobilidade reduzida, a FIFA estabeleceu requisitos mínimos que o país-sede deverá cumprir para a realização do evento.

O governo do Catar, por meio do Conselho Nacional de Turismo do país, desenvolveu um sistema de classificação com as exigências da FIFA. Todos os estádios da Copa do Mundo do Catar, bem como os locais de treinamento, serão acessíveis.

Além da acessibilidade para acesso e circulação do público, quem estiver assistindo aos jogos nos estádios poderá utilizar um fone de ouvido e escutar a descrição de tudo o que acontece em campo. Essa função faz parte do sistema de comentários audio-descritivos implementado pela FIFA através do aplicativo FIFA Interpreting, disponível para Android e iOS.

Homem de turbante branco e máscara segura o smartfone utilizando o aplicativo FIFA Interpreting disponibilizado pela FIFA realizando testes de utilização.
Teste de transcrição em áudio do jogo foi usado na Copa Árabe em 2021 (Imagem: Divulgação/FIFA)

Mas e quanto às pessoas que acompanharão o torneio de casa? Bem, infelizmente a FIFA e os canais que irão distribuir o conteúdo pela internet e pela televisão não se posicionaram claramente sobre como a acessibilidade para surdos e ensurdecidos será apresentada, mas uma startup israelense está trabalhando para tornar o megaevento no Catar acessível aos surdos.

O Sign Now é um aplicativo que conecta usuários surdos e com deficiência auditiva a intérpretes de linguagem de sinais aos eventos que pretendem acompanhar. O aplicativo estreou em 2019, quando gerenciou o concurso de músicas Eurovision, organizado por Israel.

Para a Copa do Mundo, a FIFA firmou uma parceria com a Sign Now para que o evento seja transmitido e interpretado diretamente pela plataforma de acessibilidade.

“De suas casas, cerca de 50 milhões de surdos vão assistir aos jogos”, disse o fundador e CEO da Sign Now, Tomer Levy, ao i24NEWS.

O link para aproveitar essa função, até o momento da redação deste artigo, ainda não possui informações claras de como funcionará a transmissão dos jogos pelo aplicativo, mas pode ser conferido aqui: https://www.signnow.co.il/worldcup

Esperamos que a FIFA disponibilize o conteúdo gratuitamente através de sua plataforma original FIFA Plus e que a acessibilidade para surdos e ensurdecidos se torne cada vez mais um requisito mínimo para todo e qualquer evento ao redor do mundo, e que isso abra portas para que a infraestrutura criada para tais eventos seja permanente.

#copadomundo #futebol #brasil #copa #fifa #acessibilidade #libras #inclusao #pcd #surdos #linguadesinais #linguabrasileiradesinais #pracegover

Artigo escrito por:

Diogo Tadeu Reis – Gerente de Mídias Sociais

Victor Franco Poli – Designer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_US
× Get in touch